Pular para o conteúdo principal

Mobilidade Urbana Sustentável

Nos dias de hoje, o crescimento populacional acelerado e a alta concentração de pessoas nas cidades estão impondo grandes desafios à mobilidade urbana. Tendo em vista, o aumento do transporte individual motorizado, a condição de mobilidade da população vem se acabando, principalmente dos poluentes veiculares e congestionamentos urbanos. A partir disso, estão sendo discutidas formas de melhorar esse problema e é com isso que entramos na Mobilidade Urbana Sustentável. Afinal o que seria isso? Não é o mesmo que Mobilidade Urbana? Existem diferenças entre elas?

De acordo com IPEA, a Mobilidade Urbana Sustentável se refere com a promoção do equilíbrio entre a satisfação das necessidades humanas com a proteção do ambiente rural. Então, a satisfação das necessidades humanas é o os bens e serviços que são aplicados para atender a demanda da população. O desenvolvimento sustentável é trabalhado em três dimensões: econômica, social e ambiental. Vamos analisar o que cada uma se refere.

A Sustentabilidade ambiental tem a preocupação em aumentar a participação do transporte público coletivo e do transporte não motorizado. Ela é baseada nas tecnologias mais limpas do ponto de vista ambiental (emissões e ruídos). Já a Sustentabilidade econômica é voltada para a cobertura de custos, investimentos na melhoria dos serviços permanentes, balanceamento oferta/demanda. E por último, a justiça social se refere basicamente aos princípios de acessibilidade universal e equidade nas condições de descolamento. Está ligada a inclusão social, ao atendimento às áreas mais carentes com custo compatível á renda desses usuários.

Contudo isso, vemos que os desafios são grandes para realinhar as políticas de mobilidade no caminho da sustentabilidade. Já foi feita manifestações pela população em relação à mobilidade e hoje cabe aos governantes entenderem o recado dado pela população e começarem a mudar essa realidade em busca de uma mobilidade urbana verdadeiramente sustentável.


Fotografia de Ruan G. de Souza - Trecho da Av. Dr. Ênio Pires de Camargo

Fotografia de Ana L. Sampaio - Trecho da Av. Dr. Ênio Pires de Camargo, na qual se espera que a mobilidade urbana sustentável seja implementada.

Reportagem de Gustavo Bispo

Esta reportagem faz parte de um projeto de pesquisa sobre Mídias e Redes Sociais.
Projeto desenvolvido pelos discentes do 2ºano do curso Técnico em Informatica Integrado ao Ensino Médio do IFSP - Campus Capivari sob a orientação do professor Daniel Aparecido de Souza.
A pesquisa visa apurar o alcance de reportagens com manchetes e/ou Linguagem Sensacionalista. Pretende-se verificar os elementos que mais impulsionam uma noticia, bem como o ciclo de vida médio desse tipo de reportagem disparada a partir de Capivari-SP.
A referida pesquisa compreenderá um dos elementos avaliativos dos discentes na disciplina de historia no 4ºbimestre letivo do ano letivo de 2019. o conteúdo abordado nas reportagens advêm das pesquisas realizadas durante os três primeiros bimestres deste ano no desenvolvimento do projeto Cidadania e Intervenção Social: caminho e segurança IFSP - Capivari.
Finalmente, explicita-se que se optou pelo referido conteúdo e pela apresentação do banner na parte superior com intuito de promover um evento/marca ou valor (elemento comum à noticias virais, segundo teóricos que tratam do assunto): a apresentação dos estudos sobre as condições de mobilidade urbana na Avenida Dr. Ênio Pires de Camargo, que ocorrerá na Câmara Municipal de Capivari-Sp, as 19:30 de 07 de novembro.

Comentários